Pudim de tapioca granulada com leite condensado uma delicia que vai agradar a todos!!!

Pudim de tapioca granulada com leite condensado uma delicia que vai agradar a todos!!!

“Não deixe de preparar esta deliciosa receita de pudim de tapioca granulada com leite condensado, também chamado de bolo de tapioca. Já pensou em preparar essa combinação inusitada e muito gostosa para inovar na sobremesa Esse pudim cremoso nada mais é do que a combinação de tapioca granulada com leite de coco e os ingredientes tradicionais do pudim de leite: leite condensado, ovos e leite. Siga o passo a passo e não terá erros… Confira!!!

Preparos:

• 1 xícara de tapioca granulada
• 3 ovos (claras e gemas)
• 4 colheres de sopa de coco ralado
• 1 xícara de açúcar (160 gramas)
• 1 caixa de leite condensado
• 1 vidro de leite de coco
• 1½ xícaras de leite (360 mililitros)

Modo de preparo:

Comece por hidratar a tapioca: em um recipiente, despeje a tapioca granulada, o leite de coco e uma xícara de leite. Mexa bem e deixe descansar de 30 a 40 minutos.
Para fazer o caramelo do pudim basta adicionar uma xícara de açúcar em uma forma de pudim (com um furo no meio) e deixar derreter em fogo baixo.
Depois que os grumos de açúcar desaparecerem, continue misturando para que o açúcar não queime.
Agora junte a tapioca hidratada com meia xícara de leite, 3 ovos e a caixa de leite condensado. Bata até ficar homogêneo.
Eu utilizei o mixer, mas se preferir, também poderá bater no liquidificador.
Para o cozimento do pudim você poderá optar por duas formas: banho maria na panela (feito na boca do fogão) ou banho maria no forno. Eu fiz em uma panela, pois além de mais prático, o cozimento é mais rápido.
Para fazer banho maria na panela basta acrescentar um dedo de água na panela (ou até cobrir o fundo) com uma colher de chá de vinagre para não escurecer a panela. Agora é só ajeitar a fôrma de pudim dentro da panela, como mostra a imagem.
Despeje a mistura do pudim na forma caramelada, tampe a panela e deixe cozinhar no fogo por 30 minutos. Para saber se o pudim está pronto, pois o tempo pode variar de acordo com a chama do seu fogão, faça o teste da faca: enfie a faca no pudim e se sair limpa, seu pudim estará pronto!
O modo de preparo no forno é mais demorado: coloque em uma assadeira água quente, ajeite a forma com a mistura de pudim tampada com papel alumínio nessa forma e deixe no forno por cerca de 1 hora temperatura 180ºC.
Deixe o pudim ou bolo de tapioca granulada esfriar por, pelo menos, uma hora após o término do cozimento. Depois, leve-o para a geladeira e deixe por, no mínimo 2 horas, e desenforme. Para aproveitar o caramelo que ficar grudado no fundo da fôrma após desenformar, acrescente meia xícara de água e deixar ferver até virar uma calda. Delicie-se com este pudim de tapioca gelado
Bom apetite!

“Transmita seu carinho através de seu conhecimento, compartilhe com amigos e familiares”…

Envie seu comentário