Almoço Amazônico com as Amigas na Cozinha By Helen Souza a nova colunista dessa Cozinha

Reunir as Amigas na Cozinha é sempre motivo para festa, inclusive foi umas das motivação de quando criamos o blogs lá em 2010. Essas deliciosas receitas e bons momentos nos fazem mais felizes e geram recordações para toda a vida.Nesse espírito que essa cozinha vem se renovando e trazendo novidades!

Nesse último encontro, apresentamos a nova colaboradora dessa cozinha a Helen Souza e resolvemos registrar e tudo e compartilhar com vocês.

A Sugestão da Helen foi realizar um almoço amazônico aproveitando  seus conhecimentos e dons gastronômicos.helen_na_cozinha
O almoço amazônico teve como receita principal o Tacacá que foi servido como entrada.

Tacacá é um caldo regional muito diferente, preparada com o tucupí (caldo da mandioca brava), previamente fervido com alho e chicória), camarões secos, goma (mingau feito com uma massa fina e branca, resultado da lavagem da mandioca ralada) e jambú (planta considerada afrodisíaca).
O Tacacá é servido em cuias, como vocês poderão ver nas fotos, acompanhado ou não com molho de pimenta-de-cheiro. O tacacá  é um prato originário dos índios.

IMG_20170603_133535708MODO DE PREPARO
- Coloque o tucupi em uma panela com o alho bem amassado, o sal, a chicória e as pimentas
- Leve ao fogo
- Quando começar a ferver, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por 30 minutos aproximadamente
Simultaneamente em outra panela, cozinhe o jambu até ficar tenro
- Retire do fogo, escorra e reserve
- Lave bem os camarões e leve-os ao fogo em uma panela com 4 xícaras de água
- Deixe ferver por aproximadamente 5 minutos
- Retire a cabeça e a casca
- Em uma panela, misture o polvilho com a água dos camarões, leve ao fogo e mexa até obter um mingau
- Sirva em uma cuia com uma concha de tucupi, um pouco do mingau, algumas folhas de jambu e os camarões
- No almoço temático as convidas puderam degustar dadinhos de tapioca enquanto era preparado o tão esperado tacacá.
Nesse dia, como prato principal tivemos costela de tambaqui com a famosa farofa amazônica “pirarucu à casaca”
Para fechar com chave de ouro foi servido a deliciosa sobremesa regional do norte “Mousse de cupuaçu “Para tornar esse dia possível estiveram com as gente os seguintes apoiadores:
@zaratinifotografia registrando todos os momentos,  a Roberta Vilaça do @goonoffice com essa cozinha e espaço incrível que está de portas abertas para receber você! A Juliana Franco do @maedajoana  Além das presenças de @veronicamatos.Essa mesa linda que vocês estão conferindo ficou por conta das meninas do @mariamimosdecor que tem peças exclusivas para deixar sua mesa posta ainda mais especial.Nesse dia, também tivemos a oportunidade de fazer uma degustação da linha completa do @astoria_wine_brasil disponibilizado pelo único importador autorizado: @winespanholo eles entregam no Brasil todo.Confiram o Vídeo desse almoço delicioso almoço no linkE as fotos.. hum.. rever as fotos deu uma vontade de voltar no tempo. O Delícia!

 

Compartilhe...
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestPrint this pageEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>