Mãozinhas na massa

chefinhosCozinhar pode ser uma atividade extremamente estimulante para os pequeninos. Desde aprender a preparar seus pratos favoritos, como fazer purê de batata ou uma torta de chocolate, envolvê-los na cozinha é incentivo a uma alimentação mais saudável e sem frescuras.

Confira aqui alguns dos benefícios de cozinhar com as crianças e dicas para fazer dessa atividade um sucesso!

 

Quebra da rotina

Incentivar as crianças a cozinhar é uma forma de quebrar o preconceito de que as atividades que envolvem cuidar da casa são uma coisa chata e demorada. Por isso, comece propondo um jantar em família, com a ajuda do pequeno. Fazer da atividade uma brincadeira, seja fantasiando o seu filho de chef ou chamando os coleguinhas para ajudar, é uma forma de tirá-lo da frente da TV direto para a cozinha. Parabenizá-lo pelo tempero e esforço também é um estímulo para que cozinhar em casa se torne algo comum na vida dele.

potatoes-french-mourning-funny-162971

 

Preparando o cardápio
Para envolver a criança na cozinha é preciso pensar nas coisas que a fariam desejar estar lá. Convidá-la para fazer uma salada ou uma torta de legumes pode não ser a atividade mais atraente do mundo, especialmente perante um universo de brincadeiras. Por isso, comece com receitas fáceis e apetitosas. Que tal mostrar a ela como fazer purê de batata? Uma das receitas mais práticas e simples, que pode ser ainda mais divertida se a criança puder amassar o purê. A sujeira vai valer a pena para o divertimento do pequeno. Utilize legumes para que ele possa decorar o prato final ao gosto dele também.

pastries-756601_960_720

 

 

Detalhes
A criança pode não se entreter muito na preparação dos ingredientes. Por isso, o adulto deverá deixar os ingredientes picados e as quantidades separadas, assim só caberá a ela misturar e decorar. Uma boa forma de entreter o pequeno é deixá-lo montar os pratos ou decorar a sobremesa.

 

Pequenos cuidados
Ao levar a criançada para a cozinha, é preciso tomar cuidado com os instrumentos que estarão ao redor. Prepare a bancada ou a mesa em que forem cozinhar de forma que nenhuma faca com ponta ou artigos pontiagudos estejam ao alcance de suas mãozinhas. O forno também deve ser uma área proibida. Somente um adulto deve mexer com as panelas e com qualquer coisa relacionada ao fogão.

washing-dishes-1112077_960_720

 

Toques finais

Lavar a louça e organizar a cozinha deve, sim, fazer parte das atividades da criança na cozinha. Ensiná-la sobre a importância de manter o ambiente organizado pode ser uma tarefa difícil, mas incluir os pequenos é essencial para que eles saibam a importância de manter a casa em ordem.

 

Brincando de chef
Existem vários mimos que podem incentivar a criançada a gostar de culinária. Confira aqui uma lista de brinquedos e artigos que podem tornar a hora de cozinhar ainda mais divertida. Assistir competições culinárias entre crianças e programas sobre comida também pode estimular o pequeno a querer cozinhar. Quem sabe até deixá-lo criar o seu próprio prato (orientando para que o jantar do dia não acabe sendo somente um purê de batata).

Compartilhe...
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestPrint this pageEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>