A importância do Cálcio na dieta da Gestante e Bebê

Durante a gravidez acontecem mudanças muito curiosas em nosso corpo, e na nossa alimentação.

O Cálcio na GestaçãoFazem algumas semanas que andei percebendo que estava com muito mais vontade de comer iogurtes, queijos, requeijão, receitas com catupiry e afins. Quando fui pesquisar descobri que essa era justamente a fase em que estava começando a transformação das cartilagens do bebê em ossos!

Achei muito bacana de perceber como a natureza e sábia e foi justamente nesse período que recebi esse press kit da Sanofi falando da Importância do Cálcio para a gestante e o bebê. Junto com a camiseta linda de gestante veio muita informação bacana que quero compartilhar com vocês!

Sobre a importância do cálcio para a gestante e o bebê

Responsável pela boa saúde dos ossos e dentes, o cálcio vai além e é fundamental no período gestacional

Não é novidade que o cálcio é importante para a boa saúde dos ossos e dentes para homens e mulheres. Mas, durante a gestação, sua ingestão na quantidade adequada é essencial para a formação do feto e para a manutenção do bom funcionamento do organismo materno.

Responsável por quase 2% do peso de uma pessoa, 99% do cálcio concentra-se nos dentes e ossos e 1% esta distribuído no sangue e nos tecidos, por isso, além dele ter a função de garantir a boa formação dentária e óssea, ele também atua outras áreas extremamente importantes para o organismo. Como exemplo temos sua ação na coagulação do sangue, em conjunto com a vitamina K; no processo de contração e relaxamento dos músculos; na transmissão de estímulos nervosos; na regulação dos batimentos cardíacos e ajuda, inclusive, a combater a hipertensão, preocupação extremamente importante no dia a dia das gestantes.

Na gestação e na amamentação, a mulher fica mais carente de cálcio. “Durante os últimos dois trimestres de gravidez e no período de aleitamento, seu corpo absorve mais cálcio dos alimentos do que quando ela não está grávida. O bebê precisa da substância para garantir um desenvolvimento mais sadio e saudável de ossos e dentes e, caso o mineral não seja ingerido na alimentação, o corpo compensa essa defasagem, retirando dos ossos da mãe o cálcio necessário para suprir a necessidade do bebê e para a produção de leite. Com isso, a estrutura óssea da gestante pode enfraquecer”, explica o Dr. Luciano de Melo Pompei, ginecologista e obstetra.

Por isso Amigas grávidas precisamos investir nesses alimentos pelo bem dos nossos bebê e pelo nosso próprio bem e saúde!

Para isso, precisamos ingerir os principais alimentos ricos cálcio, como o leite e seus derivados (queijo, manteiga e iogurte, entre outros), além dos vegetais verdes escuros folhosos, a gema do ovo, os mariscos e as leguminosas (feijão, grão-de-bico e lentilha). Em alguns casos pode ser interessante utilizar um suplemento de cálcio, mas isso seu médico que deverá avaliar.

 

Grávida Quem quiser saber mais sobre assunto pode consultar o portal Osteoclube que informa e conscientiza a população acerca da importância dos cuidados com a saúde óssea, oferecendo um conteúdo atualizado e útil tanto para pacientes e cuidadores como para profissionais de saúde. Para saber mais, acesse http://www.osteoclube.com.br.

Achei muito interessante e válido saber, assim acertamos nos ingredientes de nossas receitas e cuidamos bem da nossa saúde!

Bjs

Compartilhe...
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestPrint this pageEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>