Leite Condensado sem Lactose

Em tempo de mudanças nutricionais, tenho acompanhado muitos casos de amigos que estão descobrindo que a ingestão de lactose gera alguns desconfortos e em alguns casos, reações alérgicas muito fortes e perigosas.

Tenho amigos com intolerância a lactose severa e inclusive meu marido anda evitando seus derivados, por isso mais um desafio chegou a cozinha das amigas!

Como produzir receitas tão deliciosas sem o nosso querido leite e seus derivados?!? É possível sobreviver sem creme de leite e leite condensado?

Portanto, aceitei o desafio do não uso da Lactose e entre minhas pesquisas e estudos tive a oportunidade de conhecer o  chef Marcelo Facini, especialista em gastronomia funcional, que desenvolveu essa receita de Leite Condensado sem Lactose, feito com Aveia que meu colega e amigo Alessander Guerra do CuecasnaCozinha gentilmente sugeriu para o blog das AmigasnaCozinha


INGREDIENTES:

1 xícara de açúcar demerara
½ xícara de chá de agua fervente
¾ de xícara de chá de farinha de aveia*

MODO DE PREPARO:
Bata o açúcar demerara e a água fervente no liquidificador por mais ou menos 3 minutos em potencia máxima.
Acrescente a farinha de aveia e bata por mais uns 2 minutos ainda em potencia máxima até obter um creme liso e na consistência do leite condensado tradicional.

Obs do Marcelo: *Eu faço a minha própria farinha de aveia triturando os grãos de aveia ou os flocos de aveia, assim eu garanto a qualidade e preservo os nutrientes e vitaminas.

A foto do post é do bolo de banana outra receita do chef, que está disponível nesse post  do Blog do Cuecas na Cozinha com a diferença que ele, nessa receita, substituiu o açúcar demerara pelo mascavo.

Para quem deseja saber mais sobre o assunto o chef Marcelo Facini  organiza workshops para quem quer ou precisa de uma alimentação mais funcional, sem glúten e sem lácteos. Para mais informações clique aqui.

Compartilhe...
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestPrint this pageEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>