Sobre Ervas e Especiarias Lição 2

Dando continuidade aos estudos:

Baunilha:
É a vagem de uma orquídea trepadeira. Podemos misturar a vagem ao açúcar e utilizar este açúcar para receitas de bolos, pudins ou simplesmente para adoçar leite ou chocolate quente. Para um maior aproveitamento dessa especiaria deve-se cortar a vagem ao meio e utilizar a polpa interna para acrescentar a receita.

Beterraba:
A beterraba após desidratada e transformada em pó, pode ser usada como corante natural de massas, pães, purês, arroz e patês.

Canela em pó ou canela em pau:
Usamos a canela para aromatizar calda de doces, frutas assadas como banana, maçã, em tortas, arroz doce como também em receitas de carnes de caça.

 


Cardamomo:

É uma especiaria proveniente da Índia. É usada em bolos, bolachas, licores, café e conservas de arenque. Seu sabor cítrico lembra uma mistura de gengibre, canela e limão, surpreende o paladar se usada em carnes exóticas ou salada de frutas.

Cebola:
Indicada para uso em qualquer composição de molho ou tempero líquido, que permite que ela se hidrate. É importante no tempero de carnes em geral.

Cebolinha verde:
É uma erva de sabor delicado e agradável que pode ser usada nos mais variados pratos como molhos, patês, massas, omeletes, carnes e peixes. Pode-se usar também para decoração de pratos.

Cheiro Verde:
É uma mistura das ervas salsa e cebolinha verde, muito usada na gastronomia brasileira. É usada na grande maioria dos pratos tanto decorando como dando especial sabor.

Colorífico ou colorau:
É uma especiaria cuja base é o urucum e usada como corante natural. O colorífico dá uma cor avermelhada em ensopados, molhos e arroz. É também usado em patês e carnes em geral.

 

Coentro:
Podemos utilizar a folha dessa planta e suas sementes. Essa erva ou especiaria é usada  em pratos com peixes e frutos do mar. É indispensável na moqueca de peixe e camarão.

 


Cominho:

É uma semente que pode ser usada também em pó. Tem aroma e sabor marcante por isso precisa ser usado com parcimônia. É ingrediente básico da culinária nordestina e da mexicana, usado em carnes, peixes, legumes e ovos.

 

Cravo:
É o botão de uma flor colhida antes de desabrochar. É usado em caldas de doces, em tortas, biscoitos, pão de mel, bolachas e bolos.

Curry:
É um condimento a base de uma mistura de várias especiarias. É um ingrediente tradicional nos pratos da Índia. Encontramos esse produto com grande variação na sua composição. A quantidade de cada ingrediente da mistura é determinada pelo prato ou receita onde será utilizada. Encontramos curry mais picantes que outros, com mais ou menos açafrão da terra ou cominho. É indicado em receitas com frangos, carnes e legumes. Seu sabor é marcante e inconfundível.

Bora Experimentar Gente!!!
Quem tiver mais dicas pode mandar!
Bjss

Compartilhe...
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestPrint this pageEmail this to someone

4 comentários em “Sobre Ervas e Especiarias Lição 2

    • Obrigada Yurtdisi! Para você tb.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>